Pular para o conteúdo principal

Para estudantes: formatação de trabalhos de acordo com normas ABNT

Todo final de período é a mesma história: a monografia está quase pronta quando o aluno se dá conta que não deu a atenção necessária para a formatação do trabalho. Porque na realidade o design e a pesquisa devem caminhar juntos durante todo o processo. No entanto, quase 90% dos estudantes não dão conta de pesquisar, ler, escrever, reunir-se com o orientador, e, em alguns casos, trabalhar e cursar outras disciplinas na faculdade. É compreensível que a pessoa não consiga, uma vez que somos seres humanos e não robôs. Embora não seja o ideal, é comum os alunos terceirizarem a responsabilidade da formatação de seus TCCs. Para isso contrata-se um freela que entenda das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esse pode ser desde o coleguinha de turma que está precisando de dinheiro, como uma empresa que presta esse tipo de serviço.

A ABNT não tem mistério. Basta ter atenção e dedicação. Geralmente cada universidade adota um critério para o design final dos trabalhos de conclusão de curso (muitas vezes varia até de acordo com o curso). Todas têm uma apostila, um manual, uma orientação na Biblioteca. E sempre (sempre mesmo!) o professor-orientador irá indicar a formação ideal.

Para evitar problemas, o ideal é que o estudante separe um dia na semana para formatar seu trabalho. Mas, se isso for i-m-p-o-s-s-í-v-e-l  pode me chamar que eu resolvo.

Os serviços que eu ofereço para estudantes são os seguintes:
  • Revisão ortográfica e gramatical de textos.
  • Formatação de acordo com normas ABNT de trabalhos acadêmicos, projetos, monografias, trabalhos de conclusão de curso (TCC), teses, artigos acadêmicos, livros, etc.
  • Orientação na formação de acordo com as normas ABNT de tudo isso citado anteriormente!
Sou bacharel  em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Quando me formei tirei Dez no TCC (Veja aqui.). Eu mesma formatei minha monografia. No semestre seguinte algumas amigas me procuraram para pedir um orçamento para formatar o TCC delas. Além dessa experiência acadêmica, cheguei a formatar livros no mercado de trabalho. 

Então não deixe para última hora. Faça seu orçamento agora sem compromisso! Lembre-se: quanto maior o prazo, mais doce o pagamento. E vice-versa. 

Atenção! Não elaboro os trabalhos. Por favor, não insistir.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter!

As mais lidas

Alavanque sua carreira com MBA e especializações

Após concluir a graduação, seja bacharel ou licenciado, o profissional sabe que é necessário continuar estudando para manter uma boa colocação no mercado de trabalho. Na hora de ingressar em uma pós-graduação sempre bate a dúvida: "mas o que é melhor: um MBA ou uma especialização?" É comum fazer confusão e achar semelhanças. Afinal, todos eles são tipos de pós-graduação. O que é fator decisivo para a escolha é o caminho que o profissional quer seguir. Por exemplo: se após formado ele quer seguir carreira acadêmica, recomenda-se fazer um mestrado.

As diferenças
A especialização é dividida em dois tipos: Lato Sensu e Stricto Sensu. Na primeira, o profissional se aperfeiçoa em uma área de atuação (por exemplo: Análise em Geoprocessamento). A segunda é dividida, respectivamente, em Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Nela o profissional irá escolher uma área para seguir carreira acadêmica (Por exemplo: Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação ou Doutorado em…

Portfólio | Resenhas | Entrevistas | Textos | Revista Dasartes

Abaixo textos escritos por mim para a Revista Dasartes, na qual colaboro desde 2011. 


*****

Resenhas - Lugares do Delírio no Museu de Arte do Rio (MAR) - edição 61

*****

Garimpo - Tatiana Chalhoub - edição 43

*****
A Petrobras divulgou no final de abril, em seu site (www.petrobras.com.br/ppc) a lista com os projetos contemplados na seleção pública do Petrobras Cultural 2012 na nova área de Circulação de Exposições, que receberá R$ 4 milhões da verba total de R$ 67 milhões destinada a ser dividida entre 11 áreas. Nesse projeto, a Petrobras priorizou a diversidade de abrangência: pelo menos um Estado das regiões Norte ou Nordeste consta no roteiro das escolhidas. Além disso, Minas Gerais receberá quatro exposições. Pará, Bahia e Pernambuco receberão três projetos cada um. Goiânia terá a visita de dois projetos e Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Mato Grosso do Sul receberão um projeto. Todos acontecem entre julho de 2013 e junho de 2015.

Entre os selecionados está a exposição Am…

Antiga fachada do Ilha Futebol Clube, em Ilha de Guaratiba